DOMINGO II do Advento - Ano B - 10 Dezembro 2023



Introdução

Bem-vindos ao segundo domingo do Advento, tempo de preparação e espera pela vinda do Senhor. Neste domingo, a liturgia convida-nos a refletir sobre a figura de João Batista, precursor de Jesus Cristo. O evangelho apresenta-nos o início do ministério público de Jesus, anunciado por João como aquele que vem depois dele e é mais poderoso. Vamos abrir os nossos corações à Palavra de Deus e deixar que ela nos ilumine neste tempo de graça.

Leitura do Evangelho do Dia

O Evangelho de hoje é retirado do livro de Marcos, capítulo 1, versículos 1-8:

"Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Está escrito no profeta Isaías: «Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, que preparará o teu caminho. Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’». Apareceu João Baptista no deserto, a proclamar um baptismo de penitência para remissão dos pecados. Acorria a ele toda a gente da região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João vestia-se de pêlos de camelo, com um cinto de cabedal em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. E, na sua pregação, dizia: «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu baptizo-vos na água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo."


Reflexão sobre o Evangelho

O evangelho deste domingo começa com as palavras: "Início do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus". Esta frase é um título que resume todo o conteúdo do evangelho de Marcos. Ele anuncia a boa notícia da salvação trazida por Jesus Cristo, o Filho de Deus. E esta salvação é oferecida a todos os homens, sem distinção de raça ou nação.

Depois, o evangelista cita o profeta Isaías, dizendo: "Eis que eu envio o meu anjo diante de ti, para te preparar o caminho". Este versículo refere-se a João Batista, que foi enviado por Deus para preparar o caminho para a vinda de Jesus. João era um homem simples, vestido de peles de camelo e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Mas a sua mensagem era poderosa e atraía muitas pessoas para o deserto, onde ele pregava o arrependimento dos pecados e o batismo para a remissão dos mesmos.

João Batista não se considerava digno de desatar as sandálias de Jesus, reconhecendo a sua superioridade. Ele sabia que a sua missão era apenas preparar o caminho para o Messias, mas que este viria depois dele e seria muito mais poderoso. E assim aconteceu, pois Jesus começou a pregar o evangelho da salvação e realizou muitos milagres que confirmaram a sua divindade.


Meditação

Neste momento, vamos fazer uma pausa para meditar no nosso coração sobre a nossa própria vida. Como estamos a preparar o caminho para a vinda de Jesus? Estamos a ouvir a voz de João Batista, que nos chama ao arrependimento dos nossos pecados e à conversão do nosso coração? Ou estamos tão ocupados com as coisas deste mundo que nem sequer temos tempo para pensar em Deus?

Vamos pedir ao Espírito Santo que nos ilumine e nos mostre o caminho para a verdadeira felicidade, que só pode ser encontrada em Jesus Cristo. Ele é o único que pode dar sentido à nossa vida e preencher o vazio que sentimos dentro de nós. Não tenhamos medo de abrir as portas do nosso coração para Ele, pois Ele nunca nos desaponta.


Aplicação prática

A aplicação prática deste evangelho é clara: precisamos de nos preparar para a vinda de Jesus, tal como João Batista preparou o caminho para Ele. E isto significa que temos de nos arrepender dos nossos pecados e converter o nosso coração a Deus. Não podemos continuar a viver como se Deus não existisse, pois isso só nos leva à infelicidade e à morte espiritual.
Precisamos de mudar a nossa mentalidade e começar a viver segundo os ensinamentos de Jesus Cristo. Isto significa amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Significa também praticar as obras de misericórdia e ajudar os mais necessitados. Só assim estaremos a preparar o caminho para a vinda de Jesus e poderemos entrar no Reino dos Céus.


Oração Final

Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, 
obrigado por nos mostrares o caminho da salvação e por nos dares a oportunidade de nos prepararmos para a Tua vinda. 
Ajuda-nos a seguir os passos de João Batista e a arrepender-nos dos nossos pecados, 
para que possamos receber o Teu perdão e a Tua graça. 
Dá-nos a força para mudarmos a nossa vida.
Amém.