Segunda-feira da semana II do Advento - Ano B - 11 Dezembro 2023



Introdução

Bem-vindos à segunda semana do Advento, tempo de preparação e espera pela vinda do Senhor. Nesta segunda-feira, somos convidados a refletir sobre a cura do paralítico no evangelho de Lucas. Esta passagem mostra-nos a fé dos amigos do paralítico e a autoridade de Jesus para perdoar pecados e curar doenças. Vamos mergulhar nesta história e ver o que ela nos diz hoje.

Leitura do Evangelho do Dia

O Evangelho de hoje é retirado do livro de Lucas, capítulo 5, versículos 17-26:

"Certo dia, enquanto Jesus ensinava, estavam entre a assistência fariseus e doutores da Lei, que tinham vindo de todas as povoações da Galileia, da Judeia e de Jerusalém; e Ele tinha o poder do Senhor para operar curas. Apareceram então uns homens, trazendo num catre um paralítico; tentavam levá-lo para dentro e colocá-lo diante de Jesus. Como não encontraram modo de o introduzir, por causa da multidão, subiram ao terraço e, através das telhas, desceram-no com o catre, deixando-o no meio da assistência, diante de Jesus. Ao ver a fé daquela gente, Jesus disse: «Homem, os teus pecados estão perdoados». Os escribas e fariseus começaram a pensar: «Quem é este que profere blasfémias? Não é só Deus que pode perdoar os pecados?» Mas Jesus, que lia nos seus pensamentos, tomou a palavra e disse-lhes: «Que estais a pensar nos vossos corações? Que é mais fácil dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’ ou ‘Levanta-te e anda’? Pois bem, para saberdes que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados... Eu te ordeno – disse Ele ao paralítico – levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa». Logo ele se levantou à vista de todos, tomou a enxerga em que estivera deitado e foi para casa, dando glória a Deus. Ficaram todos muito admirados e davam glória a Deus; e, cheios de temor, diziam: «Hoje vimos maravilhas."


Reflexão sobre o Evangelho

O evangelho começa por dizer que Jesus estava rodeado por fariseus e doutores da lei que tinham vindo de todas as aldeias da Galileia, Judéia e Jerusalém para o ouvir e ser curados das suas doenças. Estavam todos juntos numa casa quando alguns homens trouxeram um paralítico numa maca, tentando aproximá-lo de Jesus. Mas como não conseguiam chegar até Ele devido à multidão, subiram ao telhado, abriram um buraco e desceram o paralítico através dele, colocando-o diante de Jesus.

Quando Jesus viu a fé deles, disse ao paralítico: "Os teus pecados estão perdoados". Os escribas e fariseus começaram a discutir entre si, perguntando: "Quem é este que fala blasfémias? Quem pode perdoar pecados senão Deus?" Jesus conhecia os seus pensamentos e perguntou-lhes: "Por que andais a pensar coisas más nos vossos corações? Qual é mais fácil, dizer: 'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te e anda'? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra autoridade para perdoar pecados", disse ao paralítico: "Eu te digo: levanta-te, toma a tua maca e vai para casa". E imediatamente ele se levantou diante deles, tomou a maca em que tinha estado deitado e foi para casa, glorificando a Deus. Todos ficaram cheios de temor e glorificavam a Deus, dizendo: "Vimos coisas extraordinárias hoje!"

Esta passagem mostra-nos a fé dos amigos do paralítico, que estavam dispostos a fazer tudo o que fosse necessário para levar o seu amigo a Jesus. Também mostra a autoridade de Jesus para perdoar pecados e curar doenças. O milagre da cura física do paralítico é um sinal da cura espiritual que Jesus oferece a todos nós. Quando confessamos os nossos pecados e pedimos perdão, Jesus responde com misericórdia e compaixão, dando-nos a graça de começar de novo.


Meditação

Toma um momento para reflectir sobre a tua própria vida. Há alguma área onde precisas da cura de Jesus? Talvez tenhas cometido um pecado que te pesa na consciência, ou talvez estejas a sofrer fisicamente ou emocionalmente. Lembra-te da fé dos amigos do paralítico e traz os teus problemas a Jesus. Confessa os teus pecados e pede a Sua ajuda. Ele está sempre pronto a perdoar e a curar.


Aplicação prática

Durante esta semana, procura oportunidades para ajudares alguém que precise da tua ajuda. Pode ser um amigo ou familiar que esteja a passar por dificuldades, ou um desconhecido que encontres na rua. Seja quem for, oferece a tua ajuda e faz o que puderes para lhe facilitar a vida. Sê como os amigos do paralítico, que estavam dispostos a fazer tudo o que fosse necessário para ajudar o seu amigo.


Oração Final

Senhor Jesus, 
obrigado por nos mostrares a Tua misericórdia e compaixão. 
Ajuda-nos a ter fé como os amigos do paralítico e a confiar em Ti para a nossa cura física e espiritual. 
Dá-nos a graça de sermos instrumentos da Tua paz e amor neste mundo. 
Amém.