Introdução
Bem-vindos à reflexão desta Terça-feira da semana II do Advento do ano litúrgico B. Hoje, convido-vos a refletir sobre o Evangelho de Mateus 18, 12-14, que nos fala da parábola da ovelha perdida. Esta parábola é um dos mais belos exemplos do amor e da misericórdia de Deus por cada um de nós.
Leitura do Evangelho do Dia
O Evangelho de hoje é retirado do livro de Mateus, capítulo 18, versículos 12-14:"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, não deixará as noventa e nove nos montes para ir procurar a que anda tresmalhada? E se chegar a encontrá-la, em verdade vos digo que se alegra mais por causa dela do que pelas noventa e nove que não se tresmalharam. Assim também, não é da vontade de meu Pai que está nos Céus que se perca um só destes pequeninos."
Reflexão sobre o Evangelho
No Evangelho de hoje, Jesus conta-nos a parábola da ovelha perdida. Um pastor tinha cem ovelhas e, quando percebeu que uma delas se tinha perdido, deixou as outras noventa e nove e foi à procura daquela que estava perdida. Quando a encontrou, colocou-a aos ombros e regressou ao rebanho, chamando os amigos e vizinhos para celebrar com ele a alegria de ter encontrado a ovelha perdida.
Esta parábola mostra-nos o imenso amor que Deus tem por cada um de nós. Ele não desiste de nós, mesmo quando nos afastamos dele. Pelo contrário, vai à nossa procura e faz tudo o que está ao seu alcance para nos trazer de volta ao seu redil. E quando finalmente nos encontra, celebra connosco a nossa reconciliação.
Meditação
Peço-vos agora que façam uma breve pausa e pensem na vossa vida. Há alguma área da vossa vida onde vos tenhais afastado de Deus? Talvez seja na vossa relação com Ele, ou talvez seja na forma como tratam os outros. Independentemente da área, peço-vos que reconheçam essa distância e que se arrependam disso. Peçam a Deus que vos ajude a voltar para Ele e a reconciliar-se com Ele.Aplicação prática
Oração Final
Senhor Jesus,
obrigado por esta parábola tão bonita que nos mostra o teu imenso amor e misericórdia.
Ajuda-nos a reconhecer as áreas da nossa vida onde nos afastamos de ti e dá-nos a coragem de nos arrependermos e voltarmos para ti. Dá-nos também a graça de perdoarmos os outros e de sermos instrumentos da tua reconciliação neste mundo.