DOMINGO DE PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR - Ano A - 09 Abril 2023



Introdução

Hoje celebramos o Domingo de Páscoa, a festa mais importante do calendário cristão. É o dia em que celebramos a Ressurreição de Jesus Cristo, a vitória sobre a morte e o pecado. Nesta reflexão, meditaremos sobre o Evangelho de João, que nos conta sobre as mulheres que foram ao sepulcro de Jesus e encontraram-no vazio.


Leitura do Evangelho do Dia

O Evangelho de hoje é retirado do livro de João 20, 1-9:

"No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi de manhãzinha, ainda escuro, ao sepulcro e viu a pedra retirada do sepulcro. Correu então e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo que Jesus amava e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde O puseram». Pedro partiu com o outro discípulo e foram ambos ao sepulcro. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo antecipou-se, correndo mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro. Debruçando-se, viu as ligaduras no chão, mas não entrou. Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no sepulcro e viu as ligaduras no chão e o sudário que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não com as ligaduras, mas enrolado à parte. Entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro: viu e acreditou. Na verdade, ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos."


Reflexão sobre o Evangelho

As mulheres foram até o sepulcro de Jesus no primeiro dia da semana, ao amanhecer. Quando chegaram, encontraram a pedra removida e o sepulcro vazio. Maria Madalena correu para contar a Pedro e o outro discípulo, que então correram para o sepulcro. O discípulo que Jesus amava chegou primeiro, mas não entrou no sepulcro. Pedro entrou e viu os lençóis deixados ali, e então o outro discípulo entrou e acreditou. Eles ainda não entenderam a Escritura, que dizia que Jesus tinha que ressuscitar dos mortos.

A mensagem é clara: a morte não tem a última palavra. A vida triunfa sobre a morte e a luz sobre as trevas. Como Maria Madalena, também somos convidados a encontrar Jesus ressuscitado na nossa vida. Ele nos chama pelo nome e nos convida a seguir os seus passos de amor, misericórdia e justiça. Que a alegria da ressurreição nos anime a renovar nossa fé e a viver a esperança nas nossas vidas.


Meditação

Imaginemos a cena das mulheres ao chegarem ao sepulcro de Jesus. Elas devem ter ficado desesperadas e confusas ao encontrá-lo vazio. Mas ao mesmo tempo, podem ter sentido uma esperança crescente, uma sensação de que algo extraordinário tinha acontecido. Pensemos também nos discípulos, especialmente no discípulo amado que viu e acreditou. Como será que ele se sentiu ao perceber que Jesus havia ressuscitado? Como podemos nos identificar com a alegria e o espanto dos primeiros discípulos?


Aplicação prática

A ressurreição de Jesus é a base da nossa fé cristã. Ela mostra-nos que Deus é mais forte que a morte e que o mal não tem a última palavra. Como podemos viver a alegria e a esperança da ressurreição na nossa vida diária? Podemos buscar renovar a nossa fé e a nossa esperança em Jesus, lembrando-nos que Ele está vivo e presente nas nossas vidas. Podemos viver com coragem e confiança, sabendo que não estamos sozinhos nas nossas lutas e desafios.


Oração Final

Senhor Jesus, nós te agradecemos pela Tua ressurreição e por nos dares a esperança de uma vida nova e eterna. 
Ajuda-nos a viver a alegria da Páscoa na nossa vida diária, confiando em Ti e seguindo o Teu exemplo de amor e serviço aos outros. 
Que o Teu Espírito Santo nos dê força e coragem para enfrentar as dificuldades da vida e para sermos testemunhas da Tua presença no nosso mundo. 
Amém.