Introdução
Estamos na primeira semana do Advento, tempo de preparação para a vinda do Senhor. Neste período, somos chamados a refletir sobre a nossa vida e a nossa relação com Deus. O evangelho desta quarta-feira nos apresenta um episódio em que Jesus cura muitos enfermos e alimenta uma multidão faminta. Este milagre é um sinal da misericórdia de Deus e da sua preocupação pelos mais necessitados.
Leitura do Evangelho do Dia
O Evangelho de hoje é retirado do livro de Mateus, capítulo 15, versículos 29-37:"Naquele tempo, foi Jesus para junto do mar da Galileia e, subindo ao monte, sentou-Se. Veio ter com Ele uma grande multidão, trazendo coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros, que lançavam a seus pés. Ele curou-os, de modo que a multidão ficou admirada, ao ver os mudos a falar, os aleijados a ficar sãos, os coxos a andar e os cegos a ver; e todos davam glória ao Deus de Israel. Então Jesus, chamando a Si os discípulos, disse-lhes: «Tenho pena desta multidão, porque há três dias que estão comigo e não têm que comer. Mas não quero despedi-los em jejum, pois receio que desfaleçam no caminho». Disseram-Lhe os discípulos: «Onde iremos buscar, num deserto, pães suficientes para saciar tão grande multidão?» Jesus perguntou-lhes: «Quantos pães tendes?» Eles responderam-Lhe: «Sete, e alguns peixes pequenos». Jesus ordenou então às pessoas que se sentassem no chão. Depois tomou os sete pães e os peixes e, dando graças, partiu-os e foi-os entregando aos discípulos e os discípulos distribuíram-nos pela multidão. Todos comeram até ficarem saciados. E com os pedaços que sobraram encheram sete cestos."
Reflexão sobre o Evangelho
No evangelho de hoje, vemos Jesus curando os enfermos e multiplicando os pães para alimentar a multidão. Este milagre mostra-nos a compaixão de Jesus pelos que sofrem e a sua capacidade de prover as nossas necessidades. É importante notar que Jesus não só cura os enfermos, mas também lhes dá de comer. Ele cuida tanto do corpo como da alma das pessoas.Este episódio também nos ensina a importância da fé. As pessoas que foram curadas e alimentadas por Jesus tinham fé nele. Eles acreditavam que ele poderia ajudá-los e confiaram nele. Esta fé foi recompensada com a cura e a satisfação das suas necessidades. Da mesma forma, se tivermos fé em Jesus, ele pode fazer grandes coisas na nossa vida.
Meditação
Vamos agora tomar um momento para meditar sobre este evangelho. Pense nas vezes em que você estava doente ou precisava de ajuda. Como você lidou com essas situações? Você recorreu a Jesus em oração? Você teve fé que ele poderia ajudá-lo? Agora pense em alguém que você conhece que está passando por dificuldades. Como você pode ajudá-lo? Como você pode mostrar a compaixão de Jesus para essa pessoa?Aplicação prática
A partir desta reflexão, podemos aplicar algumas coisas na nossa vida diária. Primeiro, devemos ter fé em Jesus e recorrer a ele em oração quando enfrentamos dificuldades. Segundo, devemos ser compassivos com os outros e ajudá-los sempre que possível. Terceiro, devemos estar atentos às necessidades dos outros e procurar formas de ajudá-los, seja através de doações, voluntariado ou simplesmente oferecendo uma palavra de encorajamento.
Oração Final
Senhor Jesus,
obrigado por nos mostrares a tua compaixão e amor pelos que sofrem.
Ajuda-nos a ter fé em ti e a confiar em ti quando enfrentamos dificuldades.
Dá-nos a graça de sermos compassivos com os outros e de ajudá-los sempre que possível.
Que possamos ser instrumentos da tua misericórdia neste mundo.
Amém.