Quinta--feira da semana I do Advento - Ano B - 07 Dezembro 2023


Introdução

Estamos na primeira semana do Advento, tempo de preparação para a vinda do Senhor. O evangelho desta quinta-feira convida-nos a refletir sobre a importância de construir a nossa vida sobre a rocha que é Cristo. É um apelo à conversão e à mudança de mentalidade, para que possamos entrar no Reino dos Céus.

Leitura do Evangelho do Dia

O Evangelho de hoje é retirado do livro de Mateus, capítulo 7, versículos 21.24-27:

"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Nem todo aquele que Me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no reino dos Céus, mas só aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus. Todo aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as torrentes e sopraram os ventos contra aquela casa; mas ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é como o homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as torrentes e sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se e foi grande a sua ruína»."


Reflexão sobre o Evangelho

O evangelho começa com uma afirmação forte de Jesus: "Não é todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', que entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus". Esta frase mostra-nos que não basta dizer que somos cristãos ou frequentar a igreja, se não vivemos segundo os ensinamentos de Cristo. É preciso fazer a vontade de Deus para sermos verdadeiros discípulos.

Jesus compara dois tipos de pessoas: aquelas que constroem a sua casa sobre a rocha e aquelas que a constroem sobre a areia. As primeiras são as que ouvem a palavra de Jesus e a põem em prática; as segundas são as que ouvem, mas não praticam. Quando vem a tempestade, a chuva, os ventos fortes, a casa construída sobre a rocha resiste, porque tem fundações sólidas; a casa construída sobre a areia desmorona-se, porque não tem base firme.

Esta parábola aplica-se à nossa vida espiritual. Se queremos ser verdadeiros cristãos, precisamos de ter uma fé sólida, fundamentada na Palavra de Deus e na oração. Precisamos de praticar as virtudes cristãs, como a caridade, a humildade, a paciência, a perseverança. Só assim podemos enfrentar as dificuldades da vida e permanecer firmes na fé.


Meditação

Vamos agora fazer um momento de silêncio e meditação, para reflectirmos sobre a nossa vida espiritual. Pensamos nas vezes em que ouvimos a Palavra de Deus, mas não a praticamos. Pensamos nas vezes em que fomos tentados a seguir outros caminhos, que não eram os de Cristo. Pedimos perdão a Deus por essas falhas e pedimos a graça de poder construir a nossa vida sobre a rocha que é Cristo.


Aplicação prática

Como podemos aplicar esta parábola à nossa vida quotidiana? Podemos começar por dedicar mais tempo à oração e à leitura da Bíblia, para fortalecer a nossa fé. Podemos também procurar praticar as virtudes cristãs, especialmente a caridade, ajudando os mais necessitados. Podemos ainda participar mais activamente na comunidade cristã, através da participação na missa dominical e noutros eventos da paróquia.


Oração Final

Senhor Jesus, 
obrigado por nos chamares a atenção para a importância de construir a nossa vida sobre a rocha que és Tu. 
Ajuda-nos a ouvir a Tua Palavra e a praticá-la, 
para que possamos ser verdadeiros discípulos Teus. 
Dá-nos a graça de praticar as virtudes cristãs e de participar activamente na comunidade cristã. 
Queremos ser fiéis a Ti até ao fim, para podermos entrar no Reino dos Céus. 
Amém.