Sábado da semana I do Advento - Ano B - 09 Dezembro 2023



Introdução

Bem-vindos ao primeiro sábado do Advento, tempo de preparação e espera pela vinda do Senhor. Neste período, somos chamados a refletir sobre a nossa vida e a nossa relação com Deus, preparando os nossos corações para receber Jesus Cristo. O evangelho deste sábado convida-nos a seguir Jesus e a anunciar a Boa Nova aos que mais precisam.


Leitura do Evangelho do Dia

O Evangelho de hoje é retirado do livro de Mateus, capítulo 9, versículos 35–10,1.6-8:

"Naquele tempo, Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades. Ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão, porque andavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor. Jesus disse então aos seus discípulos: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara». Depois chamou a Si os seus Doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos impuros e de curar todas as doenças e enfermidades. Jesus deu-lhes também as seguintes instruções: «Ide às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pelo caminho, proclamai que está perto o reino dos Céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça."


Reflexão sobre o Evangelho

No evangelho de hoje, vemos Jesus percorrendo todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando a Boa Nova do Reino e curando todas as doenças e males. Diante da multidão, Jesus tem compaixão deles porque estavam cansados e desgarrados como ovelhas sem pastor. Então, diz aos seus discípulos que a colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos, pedindo-lhes que peçam ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua messe.

Este pedido de Jesus continua a ser atual na nossa época. Há muitos cristãos que se afastaram da fé e estão à procura de sentido para a sua vida. Precisamos de missionários que levem a Boa Nova de Jesus Cristo a todos os que ainda não O conhecem ou se afastaram d'Ele. Somos nós esses missionários? Estamos disponíveis para levar a luz de Cristo às pessoas que vivem na escuridão do pecado e da ignorância?


Meditação

Vamos agora fazer um momento de silêncio e meditação, colocando diante de Deus as nossas intenções e pedidos. Peçamos a graça de sermos verdadeiros missionários de Cristo, levando a Sua mensagem de amor e salvação a todos os que encontramos no nosso caminho.


Aplicação prática

Como podemos aplicar esta palavra de Deus na nossa vida quotidiana? Podemos começar por rezar pelos sacerdotes e missionários que estão a pregar o Evangelho nos lugares mais difíceis do mundo. Também podemos procurar oportunidades para partilhar a nossa fé com os outros, seja através da catequese, do voluntariado ou simplesmente pelo nosso testemunho de vida. Não tenhamos medo de dar a conhecer a alegria que há em seguir Jesus Cristo!


Oração Final

Senhor Jesus, obrigado por nos chamares a ser Teus missionários neste mundo. 
Dá-nos a graça de responder generosamente ao Teu apelo e de levar a Tua luz a todos os que encontramos. 
Ajuda-nos a ser fiéis à nossa vocação cristã e a viver sempre na Tua presença. 
Amém.