Segunda-feira da semana I do Advento - Ano B - 04 Dezembro 2023



Introdução

Hoje, celebramos a segunda-feira desta primeira semana do Ano Litúrgico B e refletimos sobre o Evangelho de Mateus 8, 5-11. Neste trecho, encontramos Jesus curando o servo de um centurião romano. Esta passagem mostra-nos a grande fé do centurião e a compaixão de Jesus por todos os que sofrem. Vamos mergulhar mais profundamente nesta passagem e ver o que podemos aprender dela.

Leitura do Evangelho do Dia

O Evangelho de hoje é retirado do livro de Mateus, capítulo 8, versículos 5-11:

"Naquele tempo, ao entrar Jesus em Cafarnaum, aproximou-se d’Ele um centurião, que Lhe suplicou, dizendo: «Senhor, o meu servo jaz em casa paralítico e sofre horrivelmente». Disse-lhe­ Jesus: «Eu irei curá-lo». Mas o centurião res­­pon­­­­deu-Lhe: «Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa; mas diz uma só palavra e o meu servo ficará curado. Porque eu, que não passo dum subalterno, tenho soldados sob as minhas ordens: digo a um ‘Vai’ e ele vai; a outro ‘Vem’ e ele vem; e ao meu servo ‘Faz isto’ e ele faz». Ao ouvi-lo, Jesus ficou admirado e disse àqueles que O seguiam: «Em verdade vos digo: Não encontrei ninguém em Israel com tão grande fé. Por isso vos digo: Do Oriente e do Ocidente virão muitos sentar-se à mesa, com Abraão, Isaac e Jacob, no reino dos Céus."


Reflexão sobre o Evangelho

O centurião veio ter com Jesus porque o seu servo estava muito doente. Ele tinha ouvido falar das curas milagrosas de Jesus e acreditava que Ele poderia ajudar o seu servo. Quando Jesus se ofereceu para ir até a sua casa, o centurião recusou, dizendo que não era digno de receber Jesus em sua casa. Em vez disso, ele pediu a Jesus que apenas dissesse uma palavra e o seu servo seria curado.

Jesus ficou maravilhado com a grande fé do centurião e disse que nem mesmo em Israel havia alguém com tanta fé. Então, Ele curou o servo do centurião sem sequer vê-lo pessoalmente. O servo foi curado naquele mesmo momento.

Esta história mostra-nos a importância da fé. O centurião tinha uma fé tão forte que sabia que Jesus poderia curar o seu servo apenas com uma palavra. Ele não precisava de provas físicas ou de estar presente para saber que Jesus era capaz de realizar este milagre. E Jesus respondeu à sua fé com compaixão e cura.

Também nos mostra que Jesus não faz distinções entre judeus e gentios. O centurião era um oficial romano, um gentio, mas Jesus ainda assim o ajudou. Jesus veio para salvar toda a humanidade, independentemente da raça ou nacionalidade.


Meditação

Vamos agora tomar um momento para meditar sobre esta passagem e pensar em como ela se aplica às nossas próprias vidas. Pensemos na nossa própria fé e no quanto confiamos em Jesus para nos ajudar nas nossas necessidades. Também pensemos em como podemos mostrar compaixão pelos outros, tal como Jesus fez pelo centurião e pelo seu servo.


Aplicação prática

Como podemos aplicar esta passagem às nossas vidas? Podemos começar por trabalhar na nossa fé e tentar desenvolver uma fé mais forte em Jesus. Podemos também procurar oportunidades para mostrar compaixão pelos outros, especialmente aqueles que estão a sofrer. E podemos lembrar-nos de que Jesus veio para salvar toda a humanidade, independentemente da raça ou nacionalidade.


Oração Final

Senhor Jesus, 
agradecemos-Te por este exemplo do centurião e do seu servo. Ajuda-nos a desenvolver uma fé mais forte em Ti e a mostrar compaixão pelos outros. 
Lembra-nos de que Tu vieste para salvar toda a humanidade e ajuda-nos a viver as nossas vidas de acordo com esse exemplo.
Amém.