Terça-feira da semana I do Advento - Ano B - 05 Dezembro 2023



Introdução

Bem-vindos à Terça-feira da primeira semana do Advento. Hoje, vamos refletir sobre o Evangelho de Lucas 10, 21-24. Nesta passagem, Jesus exalta a fé simples e humilde dos seus discípulos e revela a sua identidade como Messias. Vamos explorar mais profundamente esta passagem e descobrir o que podemos aprender dela.

Leitura do Evangelho do Dia

O Evangelho de hoje é retirado do livro de Lucas, capítulo 10, versículos 21-24:

"Naquele tempo, Jesus exultou de alegria pela acção do Espírito Santo e disse: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque isto foi do teu agrado. Tudo Me foi entregue por meu Pai; e ninguém sabe o que é o Filho senão o Pai, nem o que é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar». Voltando-Se depois para os discípulos, disse-lhes: «Felizes os olhos que vêem o que estais a ver, porque Eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes e não o viram e ouvir o que vós ouvis e não o ouviram."


Reflexão sobre o Evangelho

Nesta passagem, Jesus está orando sozinho quando os seus discípulos se aproximam dele. Eles perguntam-lhe quem é o maior no reino dos céus. Jesus responde-lhes dizendo que devem ser como crianças para entrar no reino dos céus. Ele então louva o Pai por revelar estas coisas aos pequeninos e não aos sábios e entendidos.

Jesus está a dizer aos seus discípulos que eles devem ter uma fé simples e humilde como a de uma criança. As crianças são dependentes dos adultos e confiam neles para cuidarem delas. Da mesma forma, devemos depender de Deus e confiar nele para cuidar de nós.

Jesus também revela a sua identidade como Messias neste trecho. Ele diz que nenhum profeta é aceite na sua terra natal e que muitos reis e profetas desejaram ver o que eles viram, mas não puderam. Jesus está a dizer que Ele é o Messias que eles estavam esperando e que Ele veio para cumprir as promessas de Deus.


Meditação

Vamos agora tomar um momento para meditar sobre esta história e pensar em como ela se aplica às nossas próprias vidas. Pensemos na nossa própria fé e no quanto dependemos de Deus para cuidar de nós. Também pensemos em como podemos cultivar uma fé simples e humilde como a de uma criança.


Aplicação prática

Como podemos aplicar esta palavra às nossas vidas? Podemos começar por trabalhar na nossa fé e tentar desenvolver uma fé mais simples e humilde como a de uma criança. Podemos também procurar oportunidades para confiar mais em Deus e depender Dele para cuidar de nós. E podemos lembrar-nos de que Jesus é o Messias que veio para cumprir as promessas de Deus.


Oração Final

Senhor Jesus, 
agradecemos-Te por estas palavras com os teus discípulos e pela tua revelação como Messias. 
Ajuda-nos a desenvolver uma fé simples e humilde como a de uma criança e a confiar mais em Ti para cuidar de nós. 
Lembra-nos de que Tu és o Messias que veio para cumprir as promessas de Deus. 
Amém.